Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Como funciona o primeiro posto exclusivo para recarga de carros elétricos e híbridos do Brasil?

Local fica na zona leste de São Paulo, pode carregar até oito carros ao mesmo tempo e o serviço será pago
Posto EZVolt. Foto: Divulgação

A infraestrutura para recarga de carros híbridos e elétricos deu um passo simbólico nesta quarta-feira (7), data de inauguração do primeiro posto exclusivo para recarregar veículos movidos totalmente ou parcialmente a energia elétrica. O local, na zona leste de São Paulo, pode carregar até oito automóveis ao mesmo tempo e serviço será pago.

O estabelecimento construído pela Vibra em parceria com a EZVolt fica localizado na rua Oiti, 72, no bairro Jardim Anália Franco. Ele é equipado com quatro carregadores e cada um consegue fornecer energia para dois veículos simultaneamente.

Tipos de carregadores

Um deles é ultrarrápido e tem capacidade de 200 kw, enquanto os outros dois são carregadores rápidos de 50 kw. O último, por sua vez, é de corrente alternada (AC) e, por isso, demora mais tempo para completar a recarga da bateria.

De corrente contínua (DC), os carregadores rápidos e ultrarrápidos (com capacidade acima de 50 e 150 kW, respectivamente) conseguem repor cerca de 80% da energia das baterias em 40 minutos ou menos.

Tipos de conectores

Os pontos de recarga terão três tipos de plugues: AC Tipo 2, CCS 2 e CHAdeMo. O primeiro é o mais antigo dos três e fornece até 50 kW por corrente alternada. Ele equipa veículos como o Renault Zoe, bem como veículos híbridos do tipo plug-in (cuja bateria precisa ser recarregada).

O conector CCS do Tipo 2 é uma evolução do AC Tipo 2 e adiciona um pequeno plugue de corrente contínua na base do conector. Assim, ele é capaz de fornecer uma potência de até 170 kW e tem retrocompatibilidade com fontes de corrente alternada AC. Ele está presente na maioria dos veículos elétricos vendidos no Brasil, como o Renault Kwid e-Tech, Volvo XC40 Recharge e Peugeot e-208.

Já o conector CHAdeMo segue o padrão japonês, fornece até 60 kW de potência por corrente contínua e equipa o Nissan Leaf no Brasil.

Preço

Segundo a EZVolt, operadora do posto, o custo da recarga será de R$ 1,97 por kWh. Em uma situação hipotética em que a bateria de 50 kwh do Peugeot e-2008 esteja completamente descarregada e o proprietário queira carregá-la por completo. Ele deve gastar até R$ 98,50.

No entanto, a vasta maioria dos carros elétricos conseguem rodar com a autonomia máxima mesmo com a bateria com 80% de carga. Portanto, é provável que o proprietário do Peugeot gaste um valor bem abaixo de R$ 98,50.

Assim como nos postos de combustíveis, o posto elétrico anexa um espaço fechado refrigerado com sofá, TV e wifi para os motoristas aguardarem as recargas. Na área eterna, também há um espaço para refeições e descanso, além de banheiros.

De acordo com Gustavo Tannure, CEO da EZVolt, existe um planejamento para instalação de outros postos exclusivos para carros elétricos. Além disso, o plano da Vibra (ex-BR Distribuidora) é que até 2030, 25% dos postos da Petrobras no Brasil contarão com uma rede de recarga de carros elétricos.