Menu

Associados

Exposibram debate desafios, competitividade e sustentabilidade na mineração

Imagem retirada de https://defatoonline.com.br/exposibram-debate-desafios-competitividade-e-sustentabilidade-na-mineracao/ Imagem retirada de https://defatoonline.com.br/exposibram-debate-desafios-competitividade-e-sustentabilidade-na-mineracao/

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promove na próxima semana, entre 9 e 12 de setembro, a edição 2019 da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram). O evento será realizado no Expominas, em Belo Horizonte, e debaterá um setor que passa por profundas modificações após recentes alterações na legislação que o rege e que foi abalado por mais uma tragédia, em janeiro deste ano, em Brumadinho. Por isso mesmo, estarão em pauta temas como desafios, competitividade e sustentabilidade.

Para este ano, a expectativa é de que até 2 mil congressistas se reúnam durante os quatro dias de evento. A pauta das palestras leva em conta o contexto político e socioeconômico global, bem como as perspectivas do setor mineral para as próximas décadas. A agenda completa conta ainda com workshops, talk shows e minicursos.

A abertura acontece às 14h da segunda-feira (9), com participação de autoridades dos governos federal e estaduais, de governos estrangeiros e de líderes do setor mineral. Está prevista também uma homenagem aos mortos nas tragédias de Mariana e Brumadinho. Um pouco mais tarde, às 15h30, o destaque é para um talk show que reunirá o ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, e executivos de empresas como Vale, AngloGold Ashanti e outras.

Na terça-feira (5), pela manhã, as atenções se voltam para a palestra do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, que abordará as perspectivas sobre o cenário econômico do Brasil. Logo em seguida, o presidente do Ibram, Wilson Nélio Brumer, debaterá os princípios da mineração com o professor Cláudio Bruzzi Boechat, da Fundação Dom Cabral.

Paralela ao Congresso, a exposição contará com uma área de 15 mil m², nos quais serão distribuídos diversos estandes de mineradoras com atuação mundial e de grandes fornecedores de produtos e serviços. Serão apresentados equipamentos, inovações tecnológicas, softwares e outros produtos e serviços relacionados à indústria mineral. É esperado que 40 mil pessoas circulem pelos pavilhões, a exemplo das últimas edições.

Minicursos
Uma novidade na Exposibram em 2019 é a realização de quatro minicursos que ocorrem de forma paralela à programação do Congresso. Os temas serão:

– Aspectos jurídicos da CFEM – Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, mediado pelo advogado e professor da Universidade de São Paulo, Fernando Scaff;

– “Desmonte de Rochas com Explosivos”, mediado pelos professores Paul Nicholas Worsey, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri (EUA), e Enrique Munaretti, da Universidade do Rio Grande do Sul;

– Práticas internacionais em certificação de recursos minerais, ministrado pela geóloga Glaucia Cuchierato.

– Licença Social para Operar: Tendências e Estratégias para o Engajamento com a Comunidade Local, ministrado pela professora doutora, Ana Lúcia Frezzatti Santiago.

fonte: defatoonline

Newsletter

Cadastre-se em nosso informativo e mantenha-se atualizado.

Associados