Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

O mundo do Cobre: Energia Sustentável

COBRE: CONDUZINDO ENERGIA PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL

Energia sustentável é aquela gerada e fornecida de modo a atender as necessidades demandadas na atualidade, porém sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades.

As fontes de energia sustentável são as renováveis e limpas, com nenhum ou pouco índice de geração de CO2 (dióxido de carbono) e outros gases do efeito estufa. As tecnologias usadas para melhorar a eficiência na geração, armazenamento e transmissão de energia também são importantes neste contexto.

Dentro deste contexto, o cobre desempenha um importante papel no universo das energias renováveis, pois é um dos melhores condutores de eletricidade. O baixo impacto ambiental deste metal e suas excelentes propriedades elétricas e térmicas atendem perfeitamente as necessidades da energia limpa.

O cobre está presente em vários equipamentos utilizados na instalação de geração elétrica limpa, como os sistemas de aterramento, equipamentos de proteção, fios e cabos, motores, geradores, transformadores e componentes elétricos e eletrônicos. Exemplos da aplicação do cobre estão no funcionamento das Turbinas Eólicas (2MW) que utilizam entre 5 a 12 toneladas do metal. Na Energia Fotovoltaica, uma instalação doméstica de 2,5kW, por exemplo, pode consumir até 12kg de cobre.

A tendência mundial, segundo dados do Greenpeace, é de que as fontes renováveis podem vir a suprir cerca de metade da demanda mundial até 2050. Em 2010, essas fontes já representavam quase 20% da matriz elétrica mundial.

Sendo o cobre um elemento vital para o funcionamento eficiente dos sistemas renováveis, essa tendência mundial corrobora a importância do metal para o futuro energético e sustentável do planeta.