Menu

Associados

Mais de 40 milhões de pessoas trabalham na mineração artesanal

Imagem retirada de https://www.opetroleo.com.br/mais-de-40-milhoes-de-pessoas-trabalham-na-mineracao-artesanal/ Imagem retirada de https://www.opetroleo.com.br/mais-de-40-milhoes-de-pessoas-trabalham-na-mineracao-artesanal/

Mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo trabalham em mineração artesanal e de pequena escala,onde minerais como ouro , diamantes e cobalto são desenterrados frequentemente à mão, disse um relatório do Banco Mundial e organização de desenvolvimento na quinta-feira.

A crescente demanda por metais e o aumento dos preços provocaram um boom na mineração de pequena escala nos últimos anos, principalmente nos países mais pobres da América do Sul , África e Ásia .

Essas minas são uma fonte vital de renda para as comunidades, mas muitas operam fora da lei e vazam substâncias químicas em rochas, solo e rios. As condições de trabalho podem ser terríveis, e o metal e as pedras desenterradas são muitas vezes contrabandeados através das fronteiras em grande escala, às vezes por operações criminosas .

Bilhões de dólares em ouro estão sendo contrabandeados para fora da África , segundo uma investigação da Reuters esta semana.

O Banco Mundial e o Pacto disseram que muito pouco era conhecido sobre quantas pessoas trabalhavam em minas pequenas e estimativas anteriores, que muitas vezes eram muito inferiores a 40 milhões, tendiam a ser parciais ou se baseavam em dados desatualizados.

“É hora de lançar uma luz sobre este setor vital para que possamos acelerar os investimentos em pessoas e comunidades para uma maior equidade e crescimento econômico sustentável “, disse Riccardo Puliti , diretor de energia e extrativismo global do Banco Mundial , em um comunicado.

O relatório disse que 16,3 milhões de pessoas trabalhavam na mineração de pequena escala no sul da Ásia , dos quais 12 milhões na Índia e 9,8 milhões na Ásia Oriental e no Pacífico, dos quais 9 milhões na China .

Outros 9,9 milhões de pessoas trabalharam na África subsaariana , segundo o relatório, com dois milhões na República Democrática do Congo e entre 1 milhão e 1,5 milhão cada no Sudão , Gana e Tanzânia .

Mais de dois milhões de pessoas trabalham no setor na América Latina e no Caribe , com 1,9 milhão a mais no Oriente Médio e Norte da África e 100 mil na Europa Oriental e Ásia Central .

Trinta por cento dos trabalhadores no mundo eram mulheres, segundo o relatório.

Minerais extraídos em minas artesanais e de pequena escala incluem ouro e diamantes , usados ​​para joalharia e investimento, e estanho, tungstênio, tântalo e cobalto consumidos na indústria, eletrônica e baterias que alimentam veículos eléctricos.

fonte: O Petróleo

Newsletter

Cadastre-se em nosso informativo e mantenha-se atualizado.

Associados