Menu

Associados

Uma operação de mineração industrial no Brasil

Imagem retirada de https://www.opetroleo.com.br/uma-operacao-de-mineracao-industrial-no-brasil/ Imagem retirada de https://www.opetroleo.com.br/uma-operacao-de-mineracao-industrial-no-brasil/

Por muitos anos, empresas de mineração internacionais e brasileiras sonharam em ter acesso à riqueza mineral que fica abaixo das terras indígenas. E finalmente, o governo de Jair Bolsonaro parece determinado a dar-lhes essa oportunidade. No dia 4 de março, enquanto os brasileiros se distraíam com as comemorações do carnaval, o novo ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, anunciou planos para permitir a mineração em terras indígenas.

Falando na convenção anual da Associação de Exploradores e Desenvolvedores do Canadá (PDAC), um grande evento no mundo da mineração que atrai dezenas de milhares de participantes, o ministro disse que os povos indígenas do Brasil receberão uma voz, mas não um veto. no que diz respeito. A abertura dos territórios ancestrais indígenas à mineração, previu ele, “traria benefícios para essas comunidades e para o país”.

Ele também disse que pretende permitir a mineração até as fronteiras do Brasil, abolindo a atual zona tampão de mineração de 150 quilômetros na fronteira.

O ministro disse que as atuais restrições de mineração estão desatualizadas. As áreas indígenas e de fronteira, há muito restritas, “tornaram-se centros de conflito e atividades ilegais, que não contribuem de forma alguma para o desenvolvimento sustentável ou para a soberania e segurança nacional.” Em breve, o governo realizará uma consulta nacional para discutir como as mudanças devem ser feitas. feito, ele concluiu.

fonte: O Petróleo

Newsletter

Cadastre-se em nosso informativo e mantenha-se atualizado.

Associados