Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

FIO DE CABO DE REDE: COBRE LIVRE DE OXIGÊNIO VS COBRE PURO VS ALUMÍNIO REVESTIDO DE COBRE VS ALUMÍNIO

Há muitos cabos de rede Ethernet usados para aplicativos de data center, como cabos Cat5e, Cat6, Cat6a e Cat7 . Os metais condutores adotados por esses cabos de conexão de rede variam em diferentes tipos, como fio de cobre livre de oxigênio, fio de cobre puro, fio de alumínio revestido de cobre e fio de alumínio. Este artigo discute o fio de cabo de rede acima e compara as diferenças.

O que é fio de cobre sem oxigênio?
Um fio de cobre isento de oxigénio é o fio de cobre de condutividade mais elevado que é refinado para reduzir a quantidade de oxigénio para menos de 0,003%, o teor total de impurezas para menos de 0,05% e a pureza do cobre para mais de 99,95%. Assim, melhorando a condutividade e resistência à oxidação.

O que é o fio de cobre puro?
O fio de cobre puro tem um teor de cobre ligeiramente inferior ao do fio de cobre isento de oxigénio, que é de cerca de 99,5% a 99,95%. As outras impurezas são alguns metais, como ferro e oxigênio. O fio de cobre puro tem excelente condutividade, condutividade térmica, plasticidade e é fácil de ser prensado.

O que é fio de alumínio revestido de cobre?
O fio de alumínio revestido de cobre é um condutor elétrico composto de um núcleo interno de alumínio e um revestimento externo de cobre. Como contém alumínio, é significativamente mais leve e mais fraco que o fio de cobre puro ou o fio de cobre livre de oxigênio, mas mais forte que o fio de alumínio puro. O fio de alumínio revestido de cobre não é compatível com os padrões UL e TIA, ambos exigem fios de cobre sólidos ou trançados, mas é uma alternativa barata para cabos de comunicação de par trançado de categoria.

O que é fio de alumínio?
Um fio de alumínio é feito de alumínio puro. Devido à natureza leve do alumínio, o fio de alumínio é bastante maleável. No entanto, quando comparado com o fio de cobre, possui propriedades elétricas e mecânicas mais baixas, o que é um condutor elétrico relativamente fraco.

Alumínio VS Fio De Cobre: Qual É O Melhor Fio De Cabo De Rede?
Apesar de ser o melhor material, o cobre é um pouco caro do que o alumínio. Assim, as pessoas preferem usar o alumínio para economizar dinheiro sem comprometer a qualidade. No entanto, quando o fio de alumínio aquece, ele se expande e, quando esfria, encolhe. Com cada ciclo de resfriamento quente gradual, a tensão da fiação diminui, resultando em faíscas e até incêndios. O fio de alumínio também irá corroer quando encontrar certos compostos de metal, o que aumenta a resistência à conexão. Assim, o fio de alumínio requer maior manutenção do que o fio de cobre. Em contraste, o cobre tem uma das mais altas taxas de condutividade elétrica entre os metais. O cobre tem alta resistência à tração, de modo que pode suportar o estresse extremo e é mais durável. Devido à sua alta elasticidade, alta durabilidade, baixa manutenção e alto desempenho, é um material mais estável que o alumínio. Assim, um bom fabricante usará muito mais cobre no fio para garantir o desempenho.

Conclusão
Agora sabemos que o fio de cobre supera o fio de alumínio quando usado em redes com fio. Quanto maior o teor de cobre do fio do cabo de rede, melhor a condutividade e a capacidade de transmissão. No entanto, a maioria dos cabos de rede vendidos no mercado são fios de cobre puro ou fios de alumínio revestidos de cobre. O FOCC fornece fios de cobre sem oxigênio, o que supera os pares. Estes fios de cobre isentos de oxigénio são 100% aprovados no Teste de Canal Fluke com material de revestimento PVC CM, tornando-os a melhor escolha para si em termos de preço e qualidade. Se você estiver interessado, visite www.focc-fiber.com.