Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Ipem-MT promove treinamento sobre normas de qualidade de fios e cabos elétricos

Iniciativa é resultado da parceria com a Qualifio; participaram servidores da Sedec, Procon, Acomac, Politec, Decon e UFMT
Foto por: Sedec-MT

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) realizou treinamento sobre normas de qualidade de fios e cabos elétricos, nesta quarta-feira (25.08), na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT). A capacitação foi promovida em parceria com a Associação Brasileira de Fios e Cabos (Qualifio).

O curso visa aprimorar o conhecimento sobre as normas oficiais de qualidade dos materiais com uso do micromímetro (equipamento desenvolvido para medições de baixa tensão com correntes de teste).

De acordo com o presidente do Ipem-MT, Bento Bezerra, os treinamentos regulares são extremamente relevantes para a capacitação dos servidores que realizam as operações de fiscalização. “É muito importante que os servidores estejam bem preparados para executar as missões, desse modo conseguimos prestar um bom serviço, mas para isso, precisam ter conhecimento dos produtos. Treinados eles identificam rapidamente os produtos de baixa qualidade”, ressalta.

Para o professor de Engenharia Elétrica da UFMT, Danilo de Souza, que participou do curso, é importante a ação conjunta dos órgãos públicos na defesa dos direitos do consumidor. “Quando nós conseguimos tirar esses produtos do mercado, nós salvamos vidas”, conclui.

A qualificação prática contou com a participação de servidores do Ipem-MT, Sedec-MT, Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de MT (Acomac-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Delegacia Especializada Crime Contra Economia Popular (Decon) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).