Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

O mundo do Cobre: Lazer e Cultura

A BELEZA DO COBRE INSPIRA ARTISTAS, JOALHEIROS E ATÉ CHEFES DE COZINHA!

A beleza do cobre tem sido reverenciada há séculos. Seu uso em áreas ligadas à cultura, ao lazer e ao entretenimento é cada vez maior.

Uma curiosidade: dos quase 80 instrumentos musicais de uma orquestra sinfônica, boa parte utiliza o cobre e suas ligas como matéria-prima, com destaque para o latão e o bronze. Isso acontece porque a maleabilidade do cobre facilita a fabricação dos instrumentos musicais.

E não é somente na fabricação dos instrumentos musicais, o cobre também é utilizado em sofisticados equipamentos de som para conectar os componentes elétricos, assim como nos cabos e bobinas dos autofalantes.

E não podemos nos esquecer de que, devido às propriedades antimicrobianas, as ligas de cobre evitam o acúmulo de microrganismos nocivos à saúde na superfície dos instrumentos musicais, evitando proliferação de vírus e bactérias.

No segmento de joias, as cores, flexibilidade e brilho do cobre e suas ligas faz com que sejam muito utilizados em criações magníficas e de estilos muito diferentes.

Na arte, o bronze e o latão são os elementos preferidos por escultores que sabem que podem contar com a facilidade de modelagem, além da grande resistência à corrosão que o cobre possui.

Em sítios e fazendas, quem nunca se deparou com um belo tacho de cobre borbulhando com um doce caseiro? Ou então, lindas panelas e utensílios pendurados em charmosas cozinhas rústicas? O cobre é um excelente condutor de calor, assim quaisquer utensílios feitos com o metal diminuem o tempo de cozimento economizando gás e energia. Isso sem contar com a beleza e durabilidade de tais utensílios em qualquer cozinha.