Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Polícia faz operação em ferros-velhos na região da Cracolândia (SP)

São 32 alvos na ação. Objetivo é combater crimes de receptação uma vez que materiais, como cobre, são trocados por drogas
Polícia de SP faz operação em ferros-velhos na região da Cracolândia – Reprodução / Record TV

Policiais da 1ª Delegacia Seccional (Centro) realizam nesta quinta-feira (19) a Operação Integrada Ferro Velho, com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos que comercializam materiais como cobre, ferro fundido e alumínio para combater crimes de receptação e comércio clandestino.

A ação é um desdobramento da Operação Caronte, desencadeada em 18 de junho na região da Cracolândia, no centro da capital. Também participam agentes da prefeitura (Subprefeitura da Sé), GCM (Guarda Civil Metropolitana) e empresas privadas.

Segundo investigações, que estão em curso há mais de seis meses, o cobre é comumente usado como moeda de troca entre usuários e traficantes de drogas na região da Cracolândia. Algumas lojas e tendas trocam peças roubadas de empresas de comunicação por entorpecentes.

Nesta manhã, as equipes se deslocaram para os endereços de 32 alvos previstos nos bairros Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé.

A operação é coordenada pela 1ª Delegacia Seccional do Centro e conta com pelo menos 200 agentes das forças de segurança. Cerca de 65 policiais civis e 32 equipes da GCM foram disponibilizados para a ação.

De acordo com o subprefeito da Sé, coronel Salles, mais de 100 funcionários da Prefeitura de São Paulo e representantes das empresas Sabesp e Enel também foram convocados.

Por se tratar de roubos a empresas de comunicações, Vivo, Claro e Tim também enviaram agentes para acompanhar a operação e identificar se os materiais no ferro-velho são das companhias e, se possível, gerar o flagrante.