Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Termomecanica é destaque em importante feira de refrigeração em Atlanta, nos Estados Unidos

– Companhia marca presença no encontro por meio do Programa Abrava Exporta, projeto organizado pela Abrava e ApexBrasil, que visa fomentar exportações brasileiras do setor HVAC-R
– Participação no evento coincide com o processo de internacionalização e investimentos em exportações da Termomecanica, que atualmente atende mais de 50 clientes no segmento de refrigeração

A Termomecanica, empresa líder nacional na transformação de Cobre e suas ligas, é um dos destaques da AHR Expo, feira de refrigeração que acontece em Atlanta, capital do distrito de Georgia, nos Estados Unidos, entre os dias 6 e 8 de fevereiro de 2023.

A companhia participa do evento através do Programa Abrava Exporta, projeto organizado pela Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento) e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que visa fomentar exportações brasileiras do setor HVAC-R. Este cenário está diretamente relacionado ao processo de internacionalização da Termomecanica, que conta, desde 2021, com um Centro de Distribuição na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Esta é a 8ª participação da companhia no evento. A metalúrgica já marcou presença em edições que aconteceram em Monterrey (MX), Medelin (CO), Dallas (EUA), Chicago (EUA), New York (EUA), Orlando (EUA), Santiago (CL) e Miami (EUA). Neste ano, entre o público presente estarão engenheiros, empreiteiros, construtoras, fabricantes e distribuidoras do mundo inteiro.

O Gerente de exportação da Termomecanica, Felipe Florencio Guerini, acredita que a AHR Expo é uma excelente oportunidade para reforçar a expertise da companhia para importantes decisores globais. “O evento reúne inúmeros profissionais interessados em acompanhar o que há de mais moderno e tecnológico para o setor de refrigeração. Estar entre diversas potências do segmento nos coloca em uma posição estratégica para viabilizar novos negócios, sobretudo com o mercado internacional”, conta Felipe.

Importância estratégica do setor de refrigeração

A área de HVAC-R ocupa papel determinante para o desenvolvimento da Termomecanica, que conta com uma média anual de mais de 50 clientes deste segmento. “É um setor bastante tecnológico e que tem buscado cada vez mais recursos que contribuam para melhorar a eficiência energética. Neste sentido, materiais como o Cobre e o Alumínio podem trazer ganhos muito expressivos”, aponta Felipe Florencio Guerini.

O variado catálogo de produtos da marca oferece tubos de Cobre lisos, utilizados em trocadores de calor dos evaporadores de refrigeradores residenciais e comerciais, bem como em aparelhos de ar-condicionado e condensadores. Além disto, a Termomecanica oferece tubos de Cobre flexíveis, conhecidos como pancake, também aplicados em instalações de ar-condicionado e tubos de Alumínio, utilizados em centrais de refrigeração e trocadores de calor, bem como em sistemas de coleção de energia solar.

O papel do Cobre e do Alumínio no setor de refrigeração

Insumos como Cobre e o Alumínio são amplamente explorados pela área devido aos diversos benefícios apresentados, conforme explica Felipe Florencio Guerini. “O Cobre por ser aplicado onde há fluido em alta temperatura na troca de calor, é recomendável por conta da grande resistência. Já o Alumínio, por ser mais leve, é indicado em situações nas quais o peso influencia na instalação e para condução de fluidos em temperaturas mais moderadas”, relata.

O especialista reforça ainda que estes metais são amplamente recicláveis e ajudam as companhias a se adequarem às principais demandas sustentáveis. De acordo com o especialista, no Brasil, o Alumínio conta com uma estrutura de coleta reversa madura e eficiente. Para cada quilo do material reciclado é possível economizar a extração de 4,5Kg do minério e gasta-se 19 vezes menos energia se comparado ao processo de obtenção do metal por via primária, além de emitir só 5% de material particulado na atmosfera.

Diante deste cenário, membros das áreas de engenharia e exportação da Termomecanica, que estarão na AHR Expo, buscam expor a ampla diversidade dos metais não apenas no segmento de refrigeração, mas, também, para outros setores importantes para a economia global.

“Queremos mostrar ao mercado global, que o Brasil e a Termomecanica estão prontos para atender às principais demandas por meio de produtos de qualidade, inovadores e sustentáveis e a AHR Expo é a ocasião ideal para acompanhar as tendências, fazer networking e, ainda, reforçar nossa estratégia de internacionalização”, finaliza Felipe.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Conta com quatro fábricas no Brasil (três em São Bernardo do Campo – SP e Manaus – AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Grande Buenos Aires), além de três Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo – SP, Joinville – SC e na Carolina do Norte – EUA) e cerca de 2.000 empregados.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.