Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

PROPRIEDADES DO COBRE

Cobre e ligas de cobre são alguns dos mais versáteis materiais de engenharia disponíveis.

A combinação das propriedades de cobre tais como resistência, condutividade, resistência à corrosão, usinagem e ductilidade tornam o cobre material mais adequado para uma ampla gama de aplicações.

Essas propriedades de cobre podem ser reforçadas variando sua composição e método de fabricação.

– Condutividade elétrica: cobre tem a mais alta condutividade dos metais na engenharia. Prata ou outros elementos podem ser adicionados para aumentar sua força, resistência ou outras propriedades sem grande perda de condutividade.
– Condutividade têrmica: Esta propriedade é semelhante à condutividade elétrica. Ligas de cobre podem ser utilizadas para esta propriedade, onde a boa resistência à corrosão compensa a perda de condutividade com o aumento da liga.
– Cor e aparência: muitas ligas de cobre têm uma cor distinta, que se pode alterar de acordo com as condições climáticas. Para a maioria das ligas é fácil preparar e manter a superfície padrão mesmo em condições adversas de corrosão. Muitas ligas são utilizadas em aplicações decorativas, ou em sua forma original ou chapeadas. As ligas têm cores específicas, variando entre o salmão rosa de cobre através de amarelo, ouro e verde e bronze escuro após condições climáticas. Exposição atmosférica pode tornar as ligas num verde ou bronze ou pre-patinado que estão disponíveis em algumas formas de produto.
– Resistência à corrosão: todas ligas de cobre resistem à corrosão causada por água e vapor. Ligas de cobre também são resistentes à corrosão em ambiente rural, marinho e industrial. O cobre é resistente a soluções salinas, solos, minerais não oxidantes, ácidos orgânicos e Soluções cáusticas. A maioria das amônias, halogênias, sulfetos, soluções contendo íons de amônia e ácidos oxidantes, como ácido nítrico, irão afetar o cobre. Ligas de cobre também têm baixa resistência aos ácidos inorgânicos. A resistência à corrosão de ligas de cobre é devida à formação de um filme aderentes na superfície do material. Este filme é relativamente resistente à corrosão, portanto, protegendo o metal ainda mais.
– Ductilidade pode ser restaurada por recozimento: isso pode ser feito por um processo de recozimento específico ou recozimento acidental através de soldagem ou brasagem.
– Sistema de proteção / reforço: Existem quatro formas comuns de endurecer (reforçar) cobre como endurecimento por estiparção, endurecimento por solução sólida, endurecimento de precipitação e reforço da dispersão. O quinto, decomposição espinodal, atualmente usado para fins comerciais, mas apenas em certas ligas de cobre-níquel-estanho. Combinações de reforço dos mecanismos muitas vezes são usadas para proporcionar maiores propriedades mecânicas de ligas de cobre de alta.