Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Skic estende a vida útil de uma das maiores minas de cobre chilena por mais 40 anos

A SKIC – Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion, uma das principais empresas de Engenharia e Construção da América Latina, entregou à Codelco a obra do “Projeto de Transferência”, realizada em uma das maiores e mais importantes minas de cobre do Chile, a “División Andina”, localizada a três mil metros de altitude no Vale do Aconcágua, região de Valparaíso, na Cordilheira dos Andes chilena. É um dos maiores e mais altos depósitos de cobre do mundo, contendo 30% das reservas de cobre do Chile. A Divisão Codelco Andina, nome da equipe da SKIC que trabalhou no projeto, entregou uma nova estação de britagem primária, com um dos maiores britadores de rochas do mundo, e sistemas de transferência e transporte de minério, uma esteira de 4 km de extensão, que liga a plataforma Node 3.500 até a Usina Cordillera. Em atividade desde 1970, a mina División Andina produziu mais de 184,4 mil toneladas de cobre fino em 2020. Atualmente, mais de 80% da produção de cobre chileno conta com a expertise de engenharia e construção da SKIC.

O objetivo do projeto foi de manter o valor da mina da Codelco, por meio de uma operação de cava completa para os recursos disponíveis na mina, tendo em vista oMINA 1 fechamento da parte subterrânea desde 2021. Desta forma, o projeto da SKIC prolongará a vida útil da mina División Andina em aproximadamente 40 anos. “O desenvolvimento deste projeto confirma a capacidade técnica, logística e administrativa da SKIC, ao completar com êxito mais um grande desafio para a empresa. As melhorias construídas devem prolongar a vida útil da Divisão Andina em até 30 anos”, disse o gerente de construção do projeto, Roberto Barrientos. Ele lembrou também que a mina anteriormente precisava ficar parada por três semanas durante o ano apenas para a extração da terra, e agora poderá produzir ininterruptamente durante 360 dias por ano.

No Brasil desde 2016, a SKIC trabalha atualmente em seus primeiros contratos no setor de mineração do país, além da área de transmissão de energia. A SKIC já atingiu a marca de 2.000 km de linhas de transmissão instaladas no Brasil e se consolida como uma das principais fornecedoras de serviços para o setor de energia, com projetos desenvolvidos na Bahia, Pará, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para clientes vencedores de alguns dos maiores leilões de energia do país.