Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Procobre - O Cobre

SOBRE O COBRE

Estes são alguns fatos relevantes sobre o cobre:

  • O cobre é um elemento químico, seu símbolo é Cu, número atômico: 29, massa atômica: 63.546 AMU (unidade de massa atômica);
  • A palavra cobre tem origem na palavra latina cuprum, que significa “da ilha de Chipre”.
  • Entre os metais, o cobre é o mais antigo, conhecido pelo homem há mais de 10.000 anos. Um pingente de cobre, descoberto no que é hoje o norte do Iraque, foi datado de aproximadamente 8.700 anos AC.
  • Os egípcios tinham tantos usos para o cobre que criaram o símbolo ankh para identificar o cobre em seu sistema de hieróglifos. O cobre também representava a vida eterna naquela cultura.
  • As propriedades físicas do cobre são uma de suas características mais exclusivas. Além do ouro, o cobre é o único metal que tem uma cor natural. Os outros metais são de cor cinza ou branca.
  • Mais de 400 ligas de cobre estão em uso atualmente. O latão é uma liga de cobre e zinco; o bronze, por sua vez, uma liga de cobre, estanho, alumínio, silício e berilo.
  • O cobre, enquanto micronutriente encontrando nos alimentos, é vital para a saúde dos seres vivos e uma parte essencial da dieta humana. Alimentos ricos em cobre incluem feijões, amêndoas, brócolis, chocolate, alho, soja, ervilhas, produtos de trigo integral e mariscos.
  • O cobre contribui de maneira essencial e positiva para a humanidade e tem melhorado nossa qualidade de vida ao longo de séculos.
  • Durante grande parte do século XIX, a Grã-Bretanha foi o maior produtor de cobre do mundo. A crescente demanda do mercado global estimulou, no entanto, outros países, como os do continente africano, os Estados Unidos, o Peru e o Chile a abrirem novas minas. Hoje, são eles os que possuem maior participação mundial na extração do metal.

Quer saber mais sobre as propriedades do cobre e suas utilizações? O World Copper Fact Book, elaborado pelo International Copper Study Group (ICSG), disponibiliza informações adicionais.

Uma fonte de consulta adicional é o “60 Centures of Copper”, que se destina aos interessados ?na história geral da extração de cobre, no desenvolvimento dos processos de trabalho com metais e na utilização do cobre durante os últimos seis mil anos. O texto está baseado no livro “Sixty Centuries of Copper”, de B. Webster Smith, publicado por UK Copper Development Association, em 1965.