As estações de recarga para carros elétricos, resultado da parceria entre a multinacional WEG e a Fundação CERTI, serão destaque no estande da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria.
O evento será realizado nos dias 9 e 10 de março, em São Paulo.
O desenvolvimento do projeto teve início em 2018.
Hoje conta com três modelos principais de estações de recarga:
No evento em São Paulo será exposto o modelo Parking.
Com tecnologia 100% nacional, as estações atendem recargas normais (8 a 16 horas) e rápidas (2 a 4 horas), a depender do veículo.
As estações proporcionam mais segurança e proteção para o motorista e o veículo do que uma tomada elétrica convencional, além de recarregar as baterias de maneira rápida e confiável, preservando sua vida útil.
Laercio Silva, Superintendente de Negócios da Fundação CERTI, acrescenta que o projeto da WEG com a CERTI traz resultados expressivos para a mobilidade elétrica no país e dá um importante passo para facilitar políticas e modelo de negócios para o desenvolvimento do mercado.
A participação da CERTI no projeto da WEG envolveu desde o estudo do conceito e levantamento de requisitos, até a participação na definição da arquitetura e desenvolvimentos coordenados pela WEG para os três protótipos.
O orçamento de R$ 7,5 milhões teve participação da WEG com recursos de Lei de Informática, do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e da CERTI como Unidade EMBRAPII de Sistemas Inteligentes.