ENTENDA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DO COBRE

O cobre é um elemento químico que, na natureza, encontra-se no estado sólido. Esse metal de transição é um dos mais importantes na indústria, pois é dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.

De coloração avermelhada, ele é conhecido e utilizado desde a antiguidade, hoje em dia, dá vida a materiais e condutores de eletricidade (fios e cabos), bem como ligas metálicas, tais como latão e bronze. Estima-se que o cobre seja o metal mais antigo a ser utilizado, já que foram encontradas peças feitas com ele datdas de 8.700 a.C.

Principais características do cobre
O cobre é um metal de transição avermelhado, com alta condutibilidade elétrica e térmica. Utilizado em períodos antes de Cristo, ele pode ser encontrado, na forma metálica, na natureza. Além disso, dá vida a diversos minerais.

Excelente condutor elétrico, o cobre foi adotado, em 1913, pela Comissão Eletrotécnica Internacional como base da norma IACS.

Em geral, o cobre apresenta estados de oxidação baixos, sendo mais comum o +2, ainda que existam alguns com estado de oxidação +1. Quando é exposto ao ar, sua coloração vermelho salmão se transforma em vermelho violeta e, na sequência, adquire um tom negro.

Se exposto ao ar úmido, o cobre forma uma capa aderente e impermeável de carbonato básico de coloração verde. Por isso, quando se utilizam caçarolas de cobre para cozinhar alimentos, é comum que haja intoxicações devido à ação dos ácidos da comida, que acabam por contaminar os alimentos.

Aplicações do cobre na indústria em geral
O cobre é utilizado na produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), bem como em ligas metálicas (latão e bronze).

As maiores propriedades do cobre são sua alta capacidade de deformação e ductibilidade. Em geral, essas características melhoram em baixas temperaturas, permitindo que ele seja utilizado em aplicações criogênicas.

Estima-se que 45% do consumo anual do cobre no mundo seja em fios e cabos para conduzir energia.

Além dessa aplicação, podemos citar:

  • Tubos de condensadores e encanamentos;
  • Eletroímãs;
  • Motores elétricos;
  • Interruptores e relés, tubos de vácuo;
  • Magnetrons de fornos micro ondas;
    Cunhagem de moedas.