Ipem capacita servidores para fiscalização de resistência elétrica em fios e cabos

Aparelho digital portátil vai possibilitar a fiscalização de fios e cabos elétricos

O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia em parceria com o Sindicato das Indústrias de Condutores Elétricos, capacitou na última quarta-feira, os metrologistas do órgão para a fiscalização de fios e cabos elétricos no comércio rondoniense.

A capacitação contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, membros da Delegacia do Consumidor e também com o coordenador do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), Walmir Sant’Anna de Souza. Durante o treinamento, os fiscais do Ipem trabalharam, na teoria e na prática, sobre as técnicas de operação dos equipamentos de medição de resistência elétrica, além de estudos de caso e materiais reais, em operações de orientação em empresas de Porto Velho.

Ainda na última quarta-feira, foi realizada a entrega um aparelho de Microhmímetro, para a equipe técnica do Ipem-RO. O aparelho digital portátil vai possibilitar a fiscalização de fios e cabos elétricos vendidos em estabelecimentos comerciais. O presidente do Ipem-RO, Aziz Rahal Neto, explica que, “a participação do Sindicel na capacitação dos nossos servidores para o aprimoramento da nossa equipe de fiscais. Recebemos a doação de um Microhmímetro, um aparelho digital portátil, que vai ajudar nossa equipe técnica na realização das fiscalizações em lojas que atendem diretamente o consumidor”, destacou o Aziz.

De acordo com o presidente do Ipem-RO, esta será mais uma ação de fiscalização a ser realizada pelo órgão. “É uma preocupação do nosso governador Marcos Rocha em oferecer mais segurança para os consumidores do Estado de Rondônia e, com este aprimoramento nos conhecimentos, nossos fiscais estarão aptos a realizar procedimentos de fiscalização em cabos elétricos de baixa tensão no comércio de Rondônia”, assegura, Aziz.

O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos elétricos, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.