Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Pioneirismo e inovação: Termomecanica celebra 80 anos

– Companhia concentrou seus esforços em promover modernidade, pesquisa e qualidade para a indústria brasileira
– Ao longo dos anos, empresa consolidou-se como líder transformadora de Cobre e suas ligas

A Termomecanica, companhia líder na transformação de Cobre e suas ligas, completa, neste mês de outubro, 80 anos, mantendo-se como referência no setor industrial brasileiro, sobretudo no mercado de metalurgia e siderurgia. Reforçando seu pioneirismo e foco em inovação, a empresa mantém constantes programas de expansão, nos últimos cinco anos, os principais investimentos ocorreram nas fábricas de São Bernardo do Campo, na instalação de uma nova unidade industrial em Manaus (AM) e nos Centros de Distribuição de Joinville (SC) e na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Tais ações estão alinhadas às estratégias da companhia em buscar mais modernidade, apostando em novos equipamentos, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.

O resultado dos investimentos realizados pela companhia é perceptível no volume de vendas, que, em 2021, cresceu 15% em comparação a 2020. Referente ao número de exportações, houve um aumento de 46% em relação ao ano passado. Ao todo, nos últimos três anos, a empresa registrou a venda de mais de 10 mil itens distintos para aproximadamente dois mil clientes.

De acordo com o Diretor Geral da Termomecanica, Luiz Henrique Caveagna, o crescimento da Termomecanica deve-se ao caráter inovador presente em toda trajetória da empresa. “Historicamente, fomos responsáveis pela criação, melhorias e inovações em diversas máquinas e equipamentos, como por exemplo a prensa 7 mil toneladas, uma das maiores e mais potentes do mundo até hoje. A sua elevada capacidade e versatilidade nos permite oferecer mais de 100 ligas diferentes, dentre elas uma vasta gama de novas ligas aeroespaciais”, ressalta o executivo.

Perfil inovador da Termomecanica

Segundo Caveagna, a Termomecanica sempre foi visionária dentro do cenário industrial brasileiro, traços herdados de Salvador Arena, fundador da companhia, cuja continuidade é garantida pelo Conselho de Administração. Desde os primeiros anos, a companhia trouxe ao mercado produtos que transformaram a área metalúrgica com uma maneira diferente de lidar com o Cobre e suas ligas.

Dentre elas, a ousada escolha de nosso fundador pelos fornos de fundição a indução se mostra acertada até os dias de hoje, e dentro da filosofia da organização, são altamente versáteis, e abriram caminho para uma série de desenvolvimentos tecnológicos em ferramentais, metodologias de processo e viabilidade para a concepção e produção em alta escala, com ganhos de competitividade. Estas ações combinadas culminaram com o lançamento do nosso Bronze TM23, o qual possui características ímpares para variadas e importantes aplicações nos mais diversos segmentos. Até hoje, o emprego destas tecnologias assegura a reconhecida capacidade da Termomecanica em desenvolver novos e exclusivos produtos. “Assim como o nosso fundador, acreditamos na inovação e no capital humano como propulsores para o sucesso. Para inovar com maestria, é fundamental acreditar nas pessoas e contar com equipes altamente qualificadas e preparadas para atender com qualidade as demandas do mercado”, aponta Caveagna.

Com o objetivo de seguir o espírito moderno, a companhia, já consolidada na transformação de Cobre e suas ligas, agora aposta no setor de Alumínio e no mercado internacional para expandir ainda mais os seus negócios. Em 2021, foram inaugurados o Centro de Distribuição da Carolina do Norte (EUA) e uma nova fábrica focada na produção de vergalhões de Alumínio, que demandaram investimentos de aproximadamente US$30 milhões.

“Ao longo desses 80 anos, conquistamos um espaço de destaque na indústria brasileira, sobretudo com insumos de Cobre. Com as recentes inaugurações pretendemos seguir fornecendo matéria-prima de excelência no meio industrial brasileiro e internacional, agora, com o objetivo de expandir ainda mais a cadeia de alumínio”, explica Caveagna.

Além do Centro de Distribuição nos Estados Unidos, há também as fábricas Cembrass Chile (Santiago) e Cembrass Argentina (Grande Buenos Aires), adquiridas em 2011 para reforçar a presença internacional da marca.

Para Caveagna, as soluções ofertadas pela instituição são fundamentais para o crescimento de diversos setores, que englobam as áreas de construção civil, elétrico, mecânica e metalurgia, telecomunicações, indústria têxtil, linha branca, automotivo, máquinas, equipamentos e sucroalcooleiro. “Investimos fortemente em pesquisa e desenvolvimento e nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios (CPDE) tornou-se referência no mercado”, aponta.

Legado de Salvador Arena

A personalidade visionária e o modelo de gestão de Salvador Arena seguem intrínsecos ao perfil da companhia e foram primordiais para o sucesso ao longo das décadas. Além do engenheiro acreditar no capital humano como diferencial para conduzir as organizações ao triunfo, Arena ainda fabricava seus próprios equipamentos e prezava pela qualidade e eficiência no atendimento aos clientes.

Além disso, o fundador da Termomecanica implementou no dia a dia da empresa valores como o altruísmo, responsabilidade socioambiental, ética e transparência, competência e disciplina, bem como a valorização e respeito às pessoas, melhoria contínua, zelo pelo patrimônio e o orgulho de pertencer à organização. “O compromisso com a educação, ações sociais e o cuidado com as pessoas são traços herdados de Arena e que, certamente, fazem toda a diferença em nosso dia a dia”, observa Caveagna.

Completados 80 anos, atualmente a Termomecanica conta com cerca de 1.700 funcionários. Agora, olhando para o futuro, a expectativa é seguir apostando em inovação, em pessoas e no esforço contínuo, para manter a companhia na liderança de mercado. “Como parte de nossa identidade, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento seguem como pilares prioritários para a manutenção da competitividade e adequação às tendências. Construímos uma marca forte no mercado nacional e temos diversas oportunidades a serem exploradas no âmbito internacional. Embora tenhamos completado oito décadas de história, o nosso trabalho está apenas começando”, finaliza o executivo.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Conta com quatro fábricas no Brasil (três em São Bernardo do Campo – SP e Manaus – AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Grande Buenos Aires), além de três Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo – SP, Joinville – SC e na Carolina do Norte -EUA) e cerca de 1700 empregados.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.