Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

As vantagens e aplicações do Alumínio para o setor de vestuário

Artigo por Felipe Guerini
Image by Hans from Pixabay

O setor de vestuário é um dos mais importantes da economia mundial, movimentando bilhões de dólares anualmente. No Brasil, o valor referente à produção nacional de vestuário, em 2022, foi de R$ 150,3 bilhões, com aumento de 0,5% em relação aos R$ 149,6 bilhões de 2021, segundo estudo do IEMI – Inteligência de Mercado para a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Embora seja um crescimento modesto, contribui diretamente para ampliar a importância do setor como um consumidor relevante de matérias-primas, incluindo o Alumínio.

Nesse contexto, o material desempenha papel crucial, sendo utilizado na fabricação de diversos componentes de roupas, como zíperes, colchetes, fechos, botões estilizados, abotoaduras e clip de gravata, por exemplo. Esses acessórios são essenciais para a funcionalidade e o design de roupas, e o Alumínio oferece uma série de vantagens em relação a outros materiais.

Isto porque, o metal é leve, resistente e durável, além de ser altamente reciclável. Esses atributos o tornam uma escolha ideal para a fabricação de componentes de roupas que precisam de características específicas para suportar o uso diário.

O fato de o Alumínio ser leve também oferece maior conforto e comodidade aos acessórios, tornando as roupas mais fáceis de serem usadas. A resistência, como o próprio nome aponta, garante, ainda, a durabilidade necessária aos componentes metálicos. Além disso, a reciclabilidade do material confere às empresas a garantia sustentável que o mercado, sobretudo varejista, demanda atualmente.

Além disso, o Alumínio é um metal relativamente barato, o que o torna uma opção mais acessível do que outros metais nobres e isso é importante para marcas de roupas que buscam oferecer produtos de qualidade a preços competitivos.

Além das vantagens técnicas

O setor de vestuário é um mercado dinâmico e em constante evolução. As tendências de moda mudam constantemente, e os fabricantes precisam estar sempre atentos às novidades para atender às demandas dos consumidores.

Neste sentido, o Alumínio é um metal versátil e adaptável, o que o torna uma opção atraente para os fabricantes de vestuário. Além do mais, o metal oferece vantagens não só técnicas, mas também estéticas, podendo ser utilizado para criar acessórios com design moderno e customizado, tendo em vista que o metal pode ser anodizado, pintado ou estampado, o que permite criar peças únicas e personalizadas.

O impacto sustentável do Alumínio para o setor de vestuário

Indiscutivelmente, a agenda e as iniciativas ESG praticadas pelas empresas são fatores cada vez mais determinantes para os consumidores e, consequentemente, para o mercado.

Tendo isso em vista, no quesito sustentabilidade, o Alumínio coloca-se diversos passos à frente dos metais concorrentes, já que é um material infinitas vezes reciclável, com uma estrutura de coleta reversa já amadurecida e eficiente e, tecnologicamente, das mais avançadas do mundo.

Além disso, por ser um material cuja reciclagem é realizada de forma amplificada no Brasil, para cada quilograma de Alumínio reciclado reduz-se em 4,5 kg a extração do minério, bem como dispende-se 19 vezes menos energia do que a utilização no metal obtido por via primária, além de emitir só 5% de particulado na atmosfera nesta comparação.

Em resumo, o Alumínio é um material fundamental para o desenvolvimento do setor de vestuário. Neste sentido, a expectativa é que o setor de vestuário continue a crescer nos próximos anos e, com isso, a demanda por Alumínio caminhe na mesma direção.

Felipe Guerini

Felipe Guerini

Gerente Comercial da Termomecanica, empresa líder na transformação de Cobre e suas ligas