Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Gerente de empresa de metais é preso em flagrante em posse de fios de cobre furtados em Fortaleza

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) localizou e prendeu, nessa terça-feira (1), Fabiano Hideo Kamogawa, de 44 anos. O alvo, que é gerente de uma empresa de metais, situada no bairro Planalto Ayrton Senna – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza, foi flagrado em posse de cerca de 257 quilos de fios de cobre, oriundo de uma série de furtos contra empresas de telefonia e energia, registrados nos últimos meses na Capital. Além dos fios, 64 hidrômetros da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foram apreendidos na ação policial.

Equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Carga (DRFVC) da PC-CE diligenciavam pelos bairros pertencentes à AIS 9, com o intuito de investigar empresas e sucatas que compram e vendem esses materiais furtados. Os investigadores, que vistoriavam as empresas situadas na região, se depararam com uma empresa, onde foi localizado nas dependências uma vasta quantidade de fios de cobre, já descascados. Indagado sobre os materiais, que segundo a Polícia Civil, é oriunda de empresa de energia e telefonia de Fortaleza, que foram furtadas nos últimos meses, o gerente do local afirmou que havia comprado de uma pessoa que ele não conhecia.

Além dos fios, Hideo Kamogawa, que é natural de São Paulo, estava em posse 64 hidrômetros da Cagece. Ele, que não reagiu à ofensiva policial, foi conduzido à DRFVC. Na unidade policial, ele foi autuado em flagrante por receptação. As investigações continuam, a fim de localizar outros envolvidos e empresas que compram fios e outros produtos furtados na região.

Para o delegado Pedro Viana, titular da DRFVC, esse tipo de operação, que visa especificamente localizar e prender receptadores é fundamental para que se combata roubos e furtos de fios de cobre no Ceará. “Especificamente hoje, tivemos apoio dos profissionais da Enel, Claro e Oi. Queremos localizar e prender essas pessoas que acham que comprar e subtrair fios furtados, não serão localizados e punidos. Receptação é crime, então, reiteramos que daremos continuidade nas fiscalizações, a fim de prender quem furta e principalmente quem compra e revende esse material oriundo de ações criminosas”, pontuou Pedro Viana.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (85) 3101-2492, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC).

As informações podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.