Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Mauá intensifica ação para combater comercialização de fios de cobre

Aumento no número de furtos do material em prédios públicos tem prejudicado atendimentos à população
Mauá intensifica ação para combater comercialização de fios de cobre – Crédito: PMM

A Prefeitura de Mauá, por meio da GCM (Guarda Civil Municipal) e em parceria com as polícias Militar e Civil, está intensificando em todos os cantos da cidade a fiscalização em comércios de sucata e reciclagem instaladas no município. O objetivo é identificar e coibir a comercialização de fios de cobre, que estão sendo furtados de prédios públicos para venda.

A ação foi proposta pelo prefeito Marcelo Oliveira depois do aumento no número de furtos de cabos e sucessivos e recorrentes atos de vandalismo praticados por criminosos em unidades de saúde, equipamentos esportivos e culturais, escolas municipais e até passarelas, prejudicando a população.

No dia 13 de setembro, representantes das forças policiais se reuniram na Prefeitura de Mauá para discutir estratégias de combate ao crime. Durante o feriado prolongado de 7 de setembro foram furtadas fiações das UBS Jardim Mauá, Itapark e Feital. Entre outros prejuízos, o crime atrapalhou a campanha de vacinação contra a Covid na cidade.

No caso mais recente, a passarela central, localizada na ligação das avenidas João Ramalho e Capitão João, precisou ser interditada para a Prefeitura de Mauá realizar obras de reparo na fiação elétrica do local, alvo de seguidos ações de vândalos, e restabelecer a iluminação na passagem de pedestres que liga a região do Paço Municipal ao centro da cidade. As intervenções – com utilização de cabeamento de material sem valor comercial para revenda e eletrodutos reforçados – devem ser concluídas nesta sexta-feira (01/10). Até lá, diariamente nesta semana, o fluxo de pessoas fica interrompido das 7h às 17h.

“A área da segurança requer trabalho conjunto do município e Estado. Agradeço o empenho e a dedicação dos policiais civis, militares e de nossa guarda municipal, que sempre buscam alternativas para garantir a segurança da população. Estamos programando diversas ações no sentido de prevenir crimes, entre os quais o aumento na fiscalização de comércios que compram materiais de cobre. Queremos garantir que o funcionamento desses estabelecimentos estejam dentro da legalidade e que não haja receptação de materiais furtados”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.