Uma força-tarefa da Polícia Civil apreendeu uma tonelada de cobre, interditou cinco ferros-velhos da Zona Norte do Rio e prendeu cinco pessoas na manhã desta quinta-feira (26), durante uma ação para reprimir e prevenir a receptação e venda de materiais metálicos, principalmente cobre.
Trata-se de um desdobramento da operação Caminhos do Cobre, realizada na semana passada em ferros-velhos na Baixada Fluminense, que tinha como alvo ferros-velhos que compram material e equipamentos furtados de concessionárias de serviço público.
De acordo com as investigações, os dez estabelecimentos fiscalizados são suspeitos de fornecer material para grandes recicladoras. Os ferros-velhos compram o material saqueado das empresas de prestação de serviço público.
Além da fiscalização da procedência dos materiais metálicos disponíveis para o comércio de sucata exercida pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), a ação também verificou a regularidade e observância das normas ambientais por estes estabelecimentos comerciais, assim como a existência de outros tipos de irregularidades, a serem apuradas pelas Delegacias de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e de Defesa de Serviços Delegados (DDSD).