Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

QUAL É O COBRE BERÍLIO?

O berílio é um metal leve e forte, cinza-aço, que possui um dos pontos de fusão mais altos dos metais leves. Possui excelente módulo de elasticidade, condutividade térmica, não é magnético e resiste ao ácido nítrico concentrado. O berílio é usado principalmente como um agente de liga na produção de cobre-berílio e mais de 70% do berílio total do mundo é usado para produzir cobre-berílio.

Cobre berílio(BeCu), também conhecido como Beryllium Bronze ou Spring Copper, liga A pela adição de 0.2 ~ 2.75% de berílio e às vezes outros elementos no cobre. O cobre-berílio é uma liga endurecida precipitada e envelhecida. Sua dureza pode atingir HRC38 ~ 43 após o tratamento de envelhecimento em solução, e a condutividade elétrica também é bastante melhorada. O cobre-berílio tem uma ampla gama de aplicações onde requer excelente aumento de resistência, durabilidade e condutividade elétrica, tais como fabricação de moldes, ferramentas de segurança à prova de explosão, dispositivos eletrônicos e outras aplicações automotivas.

Os fabricantes internacionais de cobre-berílio de alta qualidade são Ulba Metalurgical, Brushwellman (agora Materion Brush) dos Estados Unidos e da empresa japonesa Hinko (NGK). O código geral do produto no mercado está principalmente de acordo com os padrões ASTM e o material da liga é marcado com a letra C. C17000, C17200 e C17300 são os materiais de cobre-berílio mais comumente usados.

Os amplamente utilizados padrões americanos relevantes sobre o cobre de berílio:

ASTM B 194: Especificação para placas, folhas, tiras e barras de proteção de liga de cobre-berílio;
ASTM B196: Especificação para haste e barra de liga de cobre-berílio;
ASTM B197: Especificação para fio de liga de cobre-berílio;
ASTM B 643: Especificação para tubo sem costura liga de cobre-berílio;
ASTM B441: Especificação para barra e barra de cobre-cobalto-berílio, cobre-níquel-berílio e cobre-níquel-chumbo-berílio (UNS no c17500, c17510 e c17465);
ASTM B534: Especificação para ligas de cobre-cobalto-berílio e barras de chapas, chapas, faixas e laminados de liga de cobre-níquel-berílio.

Como a liga de berílio e cobre foi classificada?
De acordo com seus métodos de processamento, cobre-berílio pode ser dividido em cobre-berílio de deformação e cobre-berílio de fundição. De acordo com o conteúdo de berílio e suas características, ele pode ser dividido em cobre-berílio de alta resistência (1.6% ~ 2.0% berílio) e cobre-berílio de alta condutividade (0.2% ~ 0.6% berílio). C17000, C17200 e C17300 são família de alta resistência com condutividade moderada, enquanto o C17500 e C17510 oferecem alta condutividade com força moderada. O cobre-berílio fundido correspondente inclui cobre-berílio fundido de alta condutividade (C82000, C82200) e cobre-berílio fundido com alta resistência à abrasão (C82400, C82500, C82600, C82800).

Para que servem as folhas e tubos de cobre-berílio?
O cobre-berílio é amplamente utilizado na área aeroespacial e aviação, eletrônica, comunicação, maquinaria, petróleo, indústria química, automotiva e eletrodomésticos. Folhas e tubos de cobre de berílio são usados ​​para fazer peças-chave, como disco de filme, diafragma, tubo corrugado, arruela de pressão, escova de micromotor e comutador, conector elétrico, interruptor, contato, peças de relógio, componentes de áudio, rolamento avançado, engrenagem, equipamento elétrico automotivo , molde de plástico, eletrodo de soldagem, cabo submarino, reservatório de pressão, ferramenta sem centelha, etc.

A liga de cobre-berílio tem um limite de resistência, limite de elasticidade, limite de rendimento e limite de fadiga semelhantes aos do aço especial. Possui alta condutividade térmica, alta condutividade, alta dureza, alta resistência ao desgaste, alta estabilidade de temperatura, alta resistência à fluência e resistência à corrosão. Ele também tem boas propriedades de fundição, não magnético e sem faíscas no impacto. Pode-se dizer que a liga BeCu é uma liga perfeita com uma combinação de boas propriedades físicas, químicas e mecânicas.