O cobre está presente em sistemas de transferência de calor, como os de refrigeração e climatização, devido às suas propriedades únicas, que incluem: alta condutividade térmica, maleabilidade, resistência à corrosão, facilidade para combinar-se com outros materiais, entre outras.
Mais recentemente, esta lista também incluiu seu efeito antimicrobiano. As ligas de cobre têm propriedades antimicrobianas que matam os microrganismos por contato e evitam o crescimento de bactérias e fungos.
Os ambientes úmidos, assim como a umidade em unidades de ar condicionado, são lugares ideais para o crescimento de mofo que, uma vez disseminados no ambiente podem causar sérios problemas à saúde.
São recorrentes as histórias sobre funcionários ou estudantes que convivem em um mesmo ambiente de trabalho ou estudo e adoecem em um mesmo momento. Isso é conhecido como “síndrome do edifício doente” e pode ser causado por unidades de ar condicionado sujas e com mofo.
As unidades de cobre em espiral estão virtualmente livres de mofo, mesmo após anos de uso, o que melhora a qualidade do ar e a qualidade de vida.
O acúmulo de mofo nas unidades que não são de cobre também degrada o rendimento e impede que as unidades de ar condicionado funcionem corretamente, o que traz um custo extra aos usuários.