Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Termomecanica investe US$ 25 milhões em nova fábrica de vergalhões de Alumínio

– A operação inicia em agosto com uma capacidade instalada de até 30 mil toneladas de produtos por ano
– O investimento contempla a construção do edifício, a aquisição de equipamentos e a instalação de novas tecnologias

Imagem de rualuminas por Pixabay

A Termomecanica, empresa líder nacional na transformação de cobre e suas ligas, dá mais um passo em sua estratégia de ampliação para o mercado de Alumínio e anuncia a inauguração de uma nova fábrica de vergalhões no mês de agosto. A nova planta contou com investimento de US$ 25 milhões, o que inclui a construção do edifício, aquisição de equipamentos e instalação de novas tecnologias. Instalada em São Bernardo do Campo (SP), a nova fábrica de vergalhões de Alumínio da Termomecanica terá capacidade de produzir até 30 mil toneladas por ano.

De acordo com o Diretor Geral da Termomecanica, Luiz Henrique Caveagna, a linha deverá operar com capacidade máxima de produção já em 2022. “Em 2021, deveremos estar operando próximo à capacidade no decorrer de novembro porque há uma rampa de aprendizado. Já em 2022, nossa expectativa é atender o mercado com uma produção próxima a 30 mil toneladas por ano”.

O objetivo da companhia, segundo o executivo, é contribuir com o crescimento da economia do país, atender as demandas do exterior, bem como ampliar a capilaridade da marca no mercado. “Nossa meta é atender o mercado brasileiro, com produtos de qualidade, e cujo fornecimento, hoje, o mercado nacional se ressente por falta de especialização. Além disso, com a recente inauguração do Centro de Distribuição de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, temos uma demanda ainda maior para o mercado internacional. Com a inauguração da nova fábrica, estaremos preparados para atender a demanda externa e comprometidos com o contínuo crescimento de nossa operação”, explica o executivo.

Para que seja possível alcançar estes objetivos, a empresa pretende atender diversos segmentos, como energia elétrica, bens de consumo, bens duráveis, automotivo, construção civil, de utilidades, entre outros, conforme explica Caveagna. “O mercado é demandante. Na infraestrutura, por exemplo, será preciso reduzir o déficit residencial para ajudar a impulsionar o crescimento nos mais diferentes setores”, ressalta.

O grande potencial do alumínio para a economia

A história entre a Termomecanica e o alumínio teve início em 2016, quando a empresa iniciou grandes investimentos no setor. A variedade de aplicações e o importante papel do metal para a economia são diferenciais que justificam tais investimentos. “Além das diferentes aplicações, o alumínio trata-se de um metal leve, que apresenta elevadíssima resistência à corrosão, possui excelente condutividade térmica e uma relação muito favorável entre condutividade elétrica e peso específico. Além de não ser magnético, seu preço é mais competitivo em comparação a outros metais, além de ser um metal especialmente indicado para conservação de alimentos e bebidas”, esclarece Caveagna.

Sobre a Termomecanica

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Conta com quatro fábricas no Brasil (três em São Bernardo do Campo - SP e Manaus - AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Grande Buenos Aires), além de três Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo - SP, Joinville - SC e na Carolina do Norte -EUA) e cerca de 2000 empregados.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as "Maiores e Melhores" da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking "As Melhores da Dinheiro", no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.