– Iniciativa visa fomentar o conhecimento e promover a educação técnica sobre o metal
– Obra oferece uma visão abrangente sobre o metal, desde sua história e processos de fabricação até suas aplicações em diversas indústrias
– Exemplares serão distribuídos gratuitamente a universidades e escolas técnicas
Com o intuito de fomentar o conhecimento e promover a educação técnica sobre o Cobre, a Termomecanica – líder na transformação de Cobre e suas ligas, acaba de anunciar o lançamento de um livro inédito sobre o metal. A iniciativa, sem fins lucrativos, visa distribuir gratuitamente mais de mil exemplares a clientes, universidades e escolas técnicas de todo o país.
A publicação, que conta com mais de 200 páginas, oferece uma visão aprofundada e técnica sobre o Cobre, desde sua história e processos de fabricação até suas aplicações em diversas indústrias. Além disso, a obra também narra a trajetória da Termomecanica e de seu fundador, Engenheiro Salvador Arena, destacando o impacto da empresa na indústria e na sociedade em seus 80 anos de história.
De acordo com Luiz Henrique Caveagna, Diretor Geral da Termomecanica, o lançamento tem como finalidade preencher uma lacuna na literatura técnica sobre o Cobre. “Enquanto há muita informação sobre outros metais, como o Alumínio e o Aço, por exemplo, as literaturas sobre o Cobre são, em sua maioria, fragmentadas. Por esse motivo, com base em nossa sólida experiência de mercado, queremos fornecer um recurso consolidado e acessível para estudantes, técnicos e engenheiros”, explica o executivo.
A obra foi fruto de um esforço colaborativo, com a participação ativa de diversos acadêmicos e especialistas da empresa, que contribuíram com suas vastas expertises e conhecimentos técnicos. Além disso, a editora Blucher foi escolhida para garantir a alta qualidade do material.
Para facilitar o acesso à informação, a Termomecanica também está lançando uma versão digital do livro, que está disponível para download gratuito em seu site. “Estamos comprometidos em promover a educação técnica e facilitar o acesso ao conhecimento. Nesse sentido, a versão digital permitirá que um público ainda maior possa se beneficiar deste conteúdo”, acrescenta Caveagna.
Outra novidade relevante é que além da edição em português, a empresa já está trabalhando em uma versão em inglês, visando ampliar o alcance do conhecimento sobre o Cobre para uma audiência global.
Cobre e Sustentabilidade
“Diversas propriedades físicas do Cobre são destacadas no livro, dentre elas a sua excelente condutividade elétrica e térmica, que faz o metal ser amplamente utilizado em sistemas de energia renovável, desempenhando um papel crucial em diversas aplicações modernas”, afirma Caveagna.
O Cobre é ator fundamental na geração de energia limpa, como a eólica e a fotovoltaica, sendo aplicado, também no contexto dos veículos elétricos, principal tendência para o setor automotivo. Já nos carros elétricos, o Cobre está presente nas baterias, motores e sistemas de carregamento, contribuindo para a eficiência e desempenho destes veículos. “Fica evidente que o Cobre é fundamental para moldar um futuro promissor em diferentes mercados, possibilitando múltiplos benefícios e assegurando maior qualidade, sustentabilidade e durabilidade em diferentes aplicações”, finaliza.
Sobre a Termomecanica
A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2,8 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.
Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.