Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Procobre - Aplicação Cobre - Instalações Elétricas

Guia de aplicação para cabos elétricos com condutores em cobre – Indústria de papel de celulose – Volume VII

A indústria de Papel e Celulose figura entre as principais da indústria brasileira, com grande peso na economia do país, inclusive no que se refere ao volume de exportações. Segundo a principal associação desse mercado, a IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de celulose e o oitavo de papel.

Mas, para manter o topo, os investimentos nessa área não param. Ao contrário, as várias plantas fabris instaladas no país investem constantemente para elevar o nível de produtividade e eficiência. E a cada nova ação, há demanda por condutores de cobre. Daí a relevância desse Guia, que traz informações preciosas sobre a escolha e aplicação de fios de cabos elétricos nesse tipo de indústria.

Este Guia foi desenvolvido com base nas Normas ABNT NBR vigentes na data de sua publicação. Portanto, os leitores deverão complementar as informações aqui citadas e se atualizarem com as eventuais futuras revisões das Normas, não tendo este Guia a intenção de substituí-las.

Autor: Procobre

  • Guia