Projeções para o crescimento do PIB brasileiro de 2021 já chegam perto de 5%

Otimismo é influenciado por alta do consumo, avanço do ritmo de vacinação e abertura econômica. Na semana passada, bancos internacionais também elevaram expectativas para o Brasil.

Com a melhora dos indicadores econômicos, avanço do ritmo de vacinação e abertura da economia, as projeções para o PIB brasileiro de 2021 continuam sendo revisadas para cima. A primeira reunião de analistas com o Banco Central foi marcada com otimismo em relação ao PIB, com expectativa de crescimento chegando a 5%.

Segundo informou o Estadão/Broadcast nesta segunda-feira, 17, “há um grupo que mantém a projeção de PIB entre 3,50% e 4,00% e outro que já fala em números próximos de 5,00%, apoiados em um ‘boom de consumo’ o avanço da vacinação e a abertura da economia”.

Bancos internacionais

Na semana passada os bancos de investimento Credit Suisse, UBS, Bank of America, Goldman Sachs, dentre outros, elevaram suas estimativas para o PIB brasileiro. Na média, as projeções de crescimento passaram de 3,2%, em abril, para 3,8% segundo levantamento do Estadão/Broadcast com 35 instituições.