Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Evento celebra os 25 anos de gestão do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena e mais de oito décadas de história da Termomecanica

– Jantar contou com a presença de membros do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena e da Diretoria Executiva da Termomecanica, além de parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores. Oportunidade reforçou o legado deixado pelo Engenheiro Salvador Arena, ressaltando e dando sequência aos seus ideais e princípios éticos
Membros do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena e da Diretoria Executiva da Termomecanica durante o evento de celebração.

Comemorar os frutos colhidos até o momento, preparar a nova geração para o que está por vir e honrar um legado. Essa foi a principal mensagem perpetuada durante o jantar de celebração dos 25 anos de gestão do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena e dos mais de 80 anos de sucesso da Termomecanica.

O evento contou com a participação do Prefeito do município de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, que foi responsável pela entrega de uma homenagem à Presidente do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena e do Conselho de Administração da Termomecanica, Dra. Regina Celi Venâncio.

Além de Dra. Regina, na ocasião, os membros do Conselho Curador foram recebidos com uma homenagem. São eles, Carlos Alberto Legori, Edson Marcos Zoccante, Helio dos Santos Junior, lara Satoco Yamada, Luis Carlos Rabello, Maria Luzia de Almeida, Marcia Thiemi Uemura, Marlene Barbieri Taveira, Nelson da Silva Leme, Valcir Shigueru Omori e Venize Aparecida Fernandes Vigatto.

Os membros da Diretoria Executiva da Termomecanica, Luiz Henrique Caveagna, José Wilson de Oliveria Junior, Pedro Torina, Paulo Cezar Martins Pereira e Walter Sanches, também marcaram presença, celebrando as conquistas junto aos parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores.

Um legado reconhecido e continuado pela Fundação

Em 1964, o Engenheiro Salvador Arena previu que o tempo poderia ser curto para tantos planos a serem executados. Por este motivo, criou a Fundação Salvador Arena, a qual foi instituída neste mesmo ano, como herdeira de todo o seu patrimônio.

Em 1988, para dar sequência à missão de perpetuar o seu legado – atualmente, representado pela Termomecanica e demais empresas do grupo, bem como pelo Centro Educacional e projetos sociais -, elegeu os membros do Conselho Curador.

Passados mais de 25 anos sem a presença de seu instituidor, o Conselho, indicado pelo Engenheiro em vida, permanece fiel aos seus ideais e princípios éticos, mantendo vivo o propósito de dar continuidade a sua grandiosa obra, com a visão voltada para a modernização que a época atual exige, conforme destaca a Presidente do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena e Presidente do Conselho de Administração da Termomecanica, Dra. Regina Celi Venâncio.

Seguindo esse mesmo objetivo, o Vice-Presidente do Conselho de Administração da Termomecanica e membro do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena, Nelson da Silva Leme, reforça a importância da celebração. “Para nós que convivemos com o Engenheiro Salvador Arena e recebemos essa missão de zelar pelo seu patrimônio, é uma honra levantar a bandeira da Termomecanica e da Fundação. Além disso, temos orgulho em ver que estamos desempenhando o que Engenheiro Salvador Arena esperava de nós. Para o futuro, esperamos que os próximos sucessores sigam com a mesma dedicação e entusiasmo, para que a empresa possa crescer e evoluir ainda mais, principalmente porque ela pertence a uma fundação filantrópica que aplica grande parte dos ganhos para a áreas social e educacional”, destaca.

A história de sucesso da Termomecanica

“O revezamento de esforços permite avançarmos mais facilmente nas tarefas árduas”, afirmou Salvador Arena. Essa frase resume, de maneira suscinta, a trajetória do Engenheiro, que dedicou sua vida à criação da Termomecanica, em 1942.

Frente ao seu tempo e com apenas 200 dólares, fundou a companhia e iniciou uma trajetória de muito trabalho. Atualmente, com patrimônio líquido superior a R$ 2 bilhões, a Termomecanica segue reforçando o seu pioneirismo. Prova disto é que, desde 1974, figura no ranking das “Maiores e Melhores”, da Revista Exame.

Dra. Regina salienta que, a fim de manter o compromisso com a continuidade dessa história de sucesso, um sistema de governança corporativo foi implementado na Termomecanica, a fim de realizar toda a gestão estratégica e planejar o futuro. “Manteremos o crescimento contínuo agregando valor ao nosso negócio, sempre alinhados à nossa missão, cultura e valores. Ao longo desse tempo, realizamos grandes investimentos, incorporamos novas tecnologias em nossos processos, adquirimos novas unidades fabris e centros de distribuição no Brasil e no exterior. Ingressamos no segmento de Alumínio, capacitamos continuamente nossos empregados, visando o crescimento dos negócios do grupo para nos mantermos firmes com o propósito de fazer a diferença em nosso país por meio da educação”, declara.

De acordo com o Diretor Geral da Termomecanica, Luiz Henrique Caveagna, o principal fator para o sucesso da Termomecanica são as pessoas. “O maior legado deixado pelo nosso fundador é o fortalecimento da união e parceria entre as pessoas. Desta forma, temos um time extremamente preparado e desenvolvido para aceitar e construir esses novos desafios”, ressalta.

Caveagna complementa e vislumbra um futuro otimista. “A Termomecanica vem se preparando não apenas para atender o mercado nacional, mas também internacional. Por esta razão, continuamos com os investimentos e acreditamos no potencial do nosso país, mas diversificando também os nossos negócios. Estamos colhendo bons frutos para então, logo mais, comemorar o nosso aniversário centenário”, finaliza o executivo.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.