Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Termomecanica avança na transformação digital e inaugura o Centro de Excelência Tecnológica Industrial (CETI)

Iniciativa está atrelada ao propósito da companhia de fomentar a inovação no setor industrial, por meio da implementação de plataformas digitais e automações, modernizando o ambiente de trabalho, os processos produtivos e sua governança

Prezando sempre em contribuir para o desenvolvimento do setor industrial, a Termomecanica, empresa líder nacional na transformação de Cobre e suas ligas, inaugura o Centro de Excelência Tecnológica Industrial (CETI) em setembro de 2022.

Dentre os seus objetivos, destacam-se a implantação de uma plataforma digital industrial para apoiar tanto a gestão como a execução dos processos produtivos por meio de automações e redesenho dos processos. Para isso uma infraestrutura tecnológica corporativa, robusta e dentro dos padrões recomendados internacionalmente vem sendo implementada, em paralelo ao desenvolvimento de softwares personalizados que modernizam a governança industrial, favorecendo a eficiência, automação, estabilidade, rastreabilidade e integração, completando-se com o desenvolvimento de pessoas para esse novo cenário que exige cada vez mais raciocínio analítico, conhecimento técnico e visão processual.

Todas essas ações foram definidas em um plano diretor que direciona o foco do trabalho, a estruturação de recursos financeiros e humanos e o mais importante, o propósito.

Nessa jornada trabalhamos no estudo e implementação de várias soluções para a nossa indústria, onde podemos destacar o Planejamento por capacidade, Fluxo de materiais, Planejamento de Matéria Prima; Implantação do MES (Manufacturing Execution System), Integrações com diversos sistemas (Otimizadores; Sistemas de qualidade; Servidores de dados de máquina, ERP-SAP da empresa etc.); automações com a devida alteração de processos.

Fomento à qualificação profissional na indústria

Para CIO da Termomecanica, Walter Sanches, além de fomentar a inovação na indústria, o CETI tem como missão apoiar o desenvolvimento dos profissionais da área. “O mercado vem evoluindo rapidamente, é preciso acompanhar os novos conceitos, processos e a tecnologia que envolve todo esse ecossistema. Estruturamos um plano de investimentos a fim de apostar na evolução da nossa empresa. Neste sentido, definimos o capital humano como nosso bem mais valioso, sendo indispensável prepararmos os futuros talentos para os novos desafios e oportunidades do setor”, explica.

Atualmente, o CETI conta com profissionais altamente capacitados para atender as diferentes demandas da indústria. Dentre eles, estão engenheiros, arquitetos de sistemas e desenvolvedores, bem como estudantes de engenharia. “Buscamos aplicar conceitos que tiveram sua eficiência comprovada, por meio de tecnologias apropriadas para potencializá-los.

Desta forma, estamos envolvidos com os mais diversos assuntos relacionados a complexidade de uma indústria de transformação, buscando sempre profissionais com as competências necessárias para contribuir para o desenvolvimento deste segmento”, comenta.

De olho na inovação

Sanches destaca que, para 2023, o objetivo é seguir investindo na viabilização de todos os projetos propostos, visando atingir as metas para o desenvolvimento do CETI. “Acreditamos que essas iniciativas levam a empresa a caminhar para um novo patamar, em que os resultados devem ser percebidos em indicadores como OTIF, EBITDA e OEE”, afirma.

Ainda este ano, os investimentos serão direcionados às plantas produtivas, sendo o CETI o responsável por apoiar na elaboração, execução e controle de projetos inovadores. Além disso, para 2023, o CETI já orçou cerca de R$ 2 milhões para a aquisição e instalação de servidores virtualizados e redes industriais e cerca de 4 milhões para automações.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Conta com quatro fábricas no Brasil (três em São Bernardo do Campo – SP e Manaus – AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Buenos Aires), além de três Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo – SP, Joinville – SC e na Carolina do Norte – EUA) e cerca de 2.000 empregados.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.