Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

TM23: inovadora liga de bronze da Termomecanica apoia desenvolvimento do setor industrial

Referência no mercado de metais não ferrosos, a exclusiva liga de bronze se destaca pela qualidade, durabilidade e elevada resistência à corrosão

A Termomecanica, empresa líder nacional na transformação de cobre e suas ligas, vem apoiando o desenvolvimento do setor industrial com a sua inovadora e exclusiva liga bronze TM23, referência mundial por superar todas as normas internacionais em termos de desgaste e de adaptabilidade.

Nesse cenário, as ligas de bronze da Termomecanica são referência por sua qualidade, durabilidade e elevadas resistências mecânica e à corrosão devido a presença do estanho em sua composição. No portfólio da companhia, destacam-se as ligas bronze TM23, recomendadas para aplicações em ambientes agressivos, com pouca ou nenhuma lubrificação, alto torque e baixas rotações.

A TM23 também oferece tolerância a desvios angulares do eixo graças a sua embutibilidade – capacidade de se adaptar a forma do eixo -, a qual alonga as horas de operação de equipamentos industriais sem falhas em comparação com os rolamentos.

“A capacidade dessa liga de se autolubrificar, além de se adaptar ao formato do eixo, vem beneficiando o mercado industrial, principalmente o nacional, com destaque para os setores sucroenergético, metalúrgico e de máquinas equipamentos, pois os formatos mais utilizados são destinados para as moendas das usinas (capas de bronze) e para máquinas e equipamentos (buchas)”, comenta Ricardo de Luca, Gerente de Engenharia de Processos e Produtos da Termomecanica.

Na linha de ligas de bronze da companhia, além da TM23, também faz parte a TM620, que, quando devidamente lubrificada, funciona com elevado desempenho, com destaque para as aplicações de altas rotações associadas com médias e elevadas cargas específicas.

Aplicações

As ligas de bronze são fornecidas nos formatos de buchas, tarugos e capas de bronze, também conhecidas como casquilho. As buchas de bronze são aplicadas em mancais de máquinas e equipamentos que possuem eixo para engrenagem rotativa, com a principal função de protegê-los do desgaste ocasionado pelo movimento de rotação.

Já os tarugos (barras maciças) são utilizados para fabricação de componentes de máquinas e equipamentos pelo processo de usinagem; enquanto as capas de bronze são aplicadas para a preservação do eixo da moenda de cana de açúcar de usinas sucroenergéticas.

Inovação

Pioneira no desenvolvimento de ligas de bronze, a TM23 foi criada e patenteada pelo engenheiro Salvador Arena, fundador da Termomecanica, que tinha o hábito de desenvolver e testar novas composições. A liga foi batizada como TM23, pois foram várias as tentativas de composição e a 23ª foi a que apresentou melhor desempenho. “A Termomecanica orgulha-se em ter a inovação como parte de seu DNA e foi esse diferencial que permitiu à companhia completar 80 anos em 2022 como líder de mercado”, finaliza de Luca.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Conta com quatro fábricas no Brasil (três em São Bernardo do Campo – SP e Manaus – AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Grande Buenos Aires), além de três Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo – SP, Joinville – SC e na Carolina do Norte – EUA) e cerca de 2.000 empregados.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.