Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Termomecanica intensifica iniciativas sustentáveis

Empresa conta com 100% das emissões atmosféricas provenientes dos processos produtivos controladas e 100% de reaproveitamento do Cobre nos meios de produção

Com o objetivo de promover cada vez mais ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a Termomecanica, empresa líder na transformação de Cobre e suas ligas, tem ampliado seus investimentos em iniciativas alinhadas às demandas de ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), sobretudo com relação à redução da geração de resíduos, reaproveitamento de água, aperfeiçoamento da eficiência energética e contenção das emissões atmosféricas.

Progresso nos resultados sustentáveis

De acordo com o Diretor de Operações da Termomecanica, Pedro Torina, um dos principais pilares para alcançar tais grandezas é a conscientização e a criação de uma cultura sustentável. “Entre os projetos bem-sucedidos, vale destacar a Semana do Meio Ambiente, cuja programação contemplou comunicados diários com diversas dicas relacionadas ao tema de sustentabilidade”, explica.

Segundo o executivo, o compromisso da Termomecanica é contínuo e as iniciativas são cada vez mais exploradas dentro da empresa. “Anualmente, temos projetos com todas as áreas da empresa, visando a redução de consumo nos processos. Estes projetos tornam-se metas para cada gestor implementar durante o ano, as quais são monitoradas e avaliadas após implementação”, observa Torina.

Compromisso com a eficiência energética

Entre as pautas prioritárias para a empresa também está o melhor aproveitamento com relação à eficiência energética. Atualmente, a Termomecanica é certificada pela ISO 50.001, o que reforça o seu compromisso em reduzir o consumo de energia nos processos fabris.

Segundo a área responsável, faz parte deste planejamento de redução energética o monitoramento mensal dos indicadores de consumo de MWh de todos os setores, onde são avaliados os desvios de cada um e discutidas, trimestralmente, as justificativas dos indicadores obtidos.

Além disso, para atingir os objetivos relacionados à redução de impactos ambientais, a empresa conta com um sólido Sistema de Gestão Ambiental para a criação de novas soluções sustentáveis. “Para que tenhamos resultados expressivos, precisamos trabalhar em conjunto e engajados em desenvolver as melhores alternativas ecológicas para cada uma das áreas. Por isso, estar atento ao consumo energético proporciona maiores produtividade, agilidade e otimização de processos em todo o ecossistema da Termomecanica”, aponta Torina.

Descarte correto de resíduos

Para além da responsabilidade energética, o descarte correto de resíduos também tem sido priorizado na Termomecanica. Atualmente, em todas as fábricas são realizadas coletas periódicas de recicláveis como papel, plástico, metal, pilhas, baterias e lâmpadas, destinados às organizações especializadas no reaproveitamento desses materiais.

Para Torina, o investimento contínuo em soluções que estejam alinhadas às atuais demandas ambientais é imperativo e, por isso, a conscientização é crucial. “É preciso que os líderes e gestores implementem projetos que contribuam para a expansão dos negócios, mas, que, sobretudo, estejam em aderência com a preservação ambiental. Desta forma, teremos uma indústria cada vez mais sustentável, inteligente, competitiva e produtiva”, finaliza.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.