Boas Festas!

Boas Festas!

Comunicamos a todos que a ABCobre estará em recesso entre os dias 21/12/2023 e 02/01/2024.

Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica é destaque em importante feira de metalurgia nacional

– Laboratório leva ao evento expertise no desenvolvimento de ensaios, suporte técnico através de engenharia consultiva e atendimento ágil
– Feira reúne importantes players do mercado de metalurgia em diferentes áreas de atuação

O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios (CPDE) da Termomecanica é um dos destaques da Metalurgia, feira que reúne diversas áreas do setor industrial, como fundição, tratamento térmico e soldagem, laboratórios de ensaio, automação e robôs, indústria 4.0, reciclagem e EPI. O evento acontece entre os dias 19 e 22 de setembro de 2023, em Joinville, Santa Catarina.

Esta é a primeira vez que o CPDE participa da feira, com o propósito de apresentar ao público especializado os principais diferenciais competitivos oferecidos pelo laboratório, com relação à agilidade de atendimento e suporte técnico por meio de engenharia consultiva, conforme explica o Gerente do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica, Márcio Rodrigues.

“Nosso principal objetivo é reforçar a robustez, eficiência e a celeridade com as quais conduzimos nossos projetos e serviços. Um de nossos grandes diferenciais está em contar com uma equipe altamente capacitada e com formação e experiência sólidas, o que proporciona maior confiabilidade e agilidade aos resultados fornecidos, sendo que a conclusão dos relatórios de ensaios ocorre na grande maioria dos casos em até 48h após o recebimento das amostras”, comenta o especialista.

Certificada pela acreditação Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (Cgcre) desde 2020, o portfólio de serviços do CPDE inclui análises que vão além da caracterização do Cobre e Alumínio, insumos já conhecidos no escopo da Termomecanica, contando com serviços em materiais metálicos de Aço, Chumbo, Estanho, Níquel, Prata e Zinco. A elevada gama de materiais é avaliada através de ensaios mecânicos, elétricos, químicos e estruturais, mediante necessidade do cliente.

Neste contexto, Rodrigues acrescenta, ainda, que a Metalurgia será um momento benéfico para atrair potenciais parceiros ao laboratório. “Esta é uma oportunidade valiosa para que possamos apresentar detalhadamente nossa experiência no desenvolvimento de ensaios, pesquisas e testes em todas as aplicações que envolvam metais, além de construirmos uma relação mais próxima com possíveis clientes”.

Experiência consolidada

Braço da Termomecanica, o laboratório do CPDE conta com a ampla experiência da companhia no setor industrial para oferecer soluções modernas e aderentes às principais demandas de diferentes indústrias. “O caráter inovador da Termomecanica já é amplamente reconhecido. Ao longo de 80 anos, somos os responsáveis por assegurar a qualidade do aço dos materiais empregados na construção e melhorias feitas em nossas máquinas, das ligas de alta resistência à temperatura empregadas em nossas ferramentas, do contínuo controle de qualidade do Ferro, Zinco, Níquel, Estanho, Chumbo, Prata e outros metais utilizados como matérias-primas das receitas de mais de 100 ligas de nosso portfólio, bem como o desenvolvimento de inovadoras ligas metálicas, como o Bronze TM23”, aponta Rodrigues.

Aliado ao alto know-how da companhia, o especialista comenta que o time do CPDE é composto por técnicos e especialistas em pesquisa e ensaios para beneficiar empresas de qualquer segmento e que de alguma forma utilizam insumos metálicos nos processos produtivos, seja como matéria-prima, produtos, ou, até mesmo, nos componentes dos maquinários. “A pesquisa e o compromisso com a inovação estão no DNA da Termomecanica desde o início da história da companhia. A partir disto, o nosso laboratório conta com profissionais experientes, atualizados e atentos às principais necessidades do cliente”, explica.

Importância do evento para o setor metalúrgico

Além de apresentar aos visitantes do evento a expertise do CPDE, a Metalurgia também será importante para acompanhar de perto o que tem sido realizado pelas principais empresas do país no segmento de metalurgia e siderurgia, conforme pontua Rodrigues. “Durante a feira, será possível encontrar os maiores e melhores representantes do segmento de metalurgia a poucos metros de distância, e certamente temos muito a oferecer neste ambiente fértil para parcerias e negócios”.

O gestor acrescenta que a escolha pelo local também é um potencializador para a expansão da oferta de serviços do laboratório pelo Brasil. “A região Sul é bastante estratégica do ponto de vista comercial por concentrar uma fração significativa de companhias que fundem peças metálicas, demandando, consequentemente, ensaios químicos, metalográficos e mecânicos para validação dos parâmetros de processos empregados nas fundições”.

Diante deste cenário, membros da equipe do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica buscam reiterar, durante o evento, a importância da pesquisa para o fortalecimento da indústria brasileira. “Com a presença dos maiores players da metalurgia, este é um excelente espaço para o fomento ao poder da pesquisa, desenvolvimento e caracterização de materiais metálicos. Queremos mostrar ao Brasil que por meio da ciência e da inovação podemos transformar todo o setor industrial, gerando mais competitividade e qualidade nos serviços e produtos”, finaliza Rodrigues.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.